terça-feira, 5 de setembro de 2017

SETEMBRO AMARELO – O QUE É ISSO?



Setembro Amarelo é uma campanha que ocorre em todo o Brasil durante o mês de setembro e tem como objetivo ressaltar a necessidade da prevenção ao suicídio. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Com o Setembro Amarelo, a ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão.
Esse projeto teve início no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), onde as primeiras atividades ocorreram no ano de 2014, em Brasília.
Atualmente, o suicídio é um problema de saúde pública no Brasil, e sua ocorrência tem crescido muito entre os jovens. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. Todavia, as pessoas fogem do assunto, e por medo ou até mesmo desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. Muitas vezes a própria vítima não entende que precisa de ajuda e acaba se isolando em uma solidão desesperadora.

Como reconhecer os sinais que podem salvar a vida de quem você ama


Existem alguns sinais de alerta que podem salvar a vida de alguém que está com pensamentos suicidas. Quem pretende tirar a própria vida apresenta os seguintes padrões de comportamento:

  • Remoer pensamentos obsessivamente;
  • Sentir-se completamente sem esperança;
  • Enxergar a vida sem nenhum significado;
  • Sensação de pensamentos envoltos em uma névoa;
  • Dificuldade de concentração.

Emoções de uma pessoa com ideias suicidas: elas podem se manifestar em alterações extremas de humor, excesso de raiva ou sentimentos de vingança, ansiedade, irritabilidade e sentimentos intensos de culpa ou vergonha. Pessoas com tendência suicida normalmente se veem como um fardo para a família e sociedade na qual estão inseridas e acreditam que estão sozinhas, mesmo quando estão perto de outras pessoas.

Algumas frases frequentes também são sinais de alerta: 

  • A vida não vale a pena;
  • Não vou ficar triste porque não vou estar mais aqui;
  • Você vai sentir minha falta quando eu for;
  • Ninguém vai sentir a minha falta quando eu morrer;
  • Não aguento a dor;
  • Não consigo lidar com isso;
  • Estou tão sozinho que queria morrer;
  • Não se preocupe, eu não vou estar por aqui para ver isso acontecer;
  • Não vou te atrapalhar mais;
  • Não queria ter nascido, entre outras.

Todavia, muitas vezes o maior potencial para o suicídio não é o fundo do poço, mas a súbita sensação de melhora. Isso pode indicar que a pessoa aceitou a decisão de encerrar a própria vida e está aliviada por ter um plano. Então, se uma pessoa depressiva e com grandes tendências suicidas melhorar subitamente, procure tomar providências imediatas.

Buscando ajuda profissional

Quem sofre com tendências suicidas deve iniciar um tratamento urgente e tomar medicações necessárias. Um acompanhamento psicológico não só para o paciente mas também para seus familiares será o grande diferencial para que o processo de cura se instale de uma forma mais rápida e eficaz.
Não tenha medo de conversar com a pessoa. Lembre-se de que o isolamento fará com que a mesma persista nos pensamentos suicidas. Todavia o carinho ajudará muito nesse momento.

Quando alguém pensa em suicídio, é pra matar a dor e não a vida!
Faça parte você também dessa campanha. Ajude. Divulgue. Acolha.


*imagens retiradas da internet

2 comentários:

  1. Boa tarde

    Parabéns Evandra temos que divulgar mesmo todos podemos fazer algo para ajudar.abs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Lídia por ser uma ótima psicologa
    E com certeza todos nós podemos salvar vidas, basta ter um pouco de tolerância e amar o próximo.

    ResponderExcluir