terça-feira, 28 de novembro de 2017

DO QUE VOCÊ PRECISA PARA SER FELIZ?



O que a felicidade significa para você? Segundo o dicionário virtual informal, felicidade é o estado de quem é feliz, é uma sensação de bem estar e contentamento que pode ocorrer por diversos motivos.
Felicidade é uma questão de escolha. Diante dos fatos que nos acometem diariamente, podemos escolher ou não sermos felizes. Então, se a felicidade é uma questão de escolha, você já se perguntou do que você precisa para ser feliz?
Muitos atribuem a felicidade a bens materiais, outros a obter aquela vaga de emprego tão desejada, em constituir família, em ter uma quantia x no banco, em arrumar um(a) namorado(a), em viajar, em transcender espiritualmente, em obter uma cura fisiológica, enfim, são várias questões que podem ser atribuídas ao conceito de felicidade.
O que muitos esquecem é que não precisamos necessariamente ter todas estas coisas para sermos felizes de fato. Então qual o motivo que nos impede de sermos felizes?
Primeiramente, ninguém consegue ser feliz a todo o momento. Assim como os momentos tristes não duram para sempre, os momentos felizes também não. Ser feliz é uma questão de treino. Precisamos treinar nossa mente a pensar de forma positiva, a aceitar que nem tudo vai acontecer conforme planejamos e que não podemos agradar a todos o tempo todo.
Outro fato importante: precisamos nos lembrar de que a vida acontece no momento presente, não no passado e muito menos no futuro. E que fatos grandiosos não significam necessariamente grandes mudanças, já que os pequenos detalhes é que dão um colorido diário ao nosso viver. Mas quando ficamos presos ao conceito de que a felicidade tem data e hora para acontecer, mesmo depois que conquistamos a meta planejada, a felicidade que sentimos com o resultado pode ser muito menos do que imaginamos que fôssemos sentir enquanto estávamos perseguindo esse objetivo. Às vezes a viagem se faz mais prazerosa do que o destino propriamente dito.
Será que você é feliz e não sabe ainda? Muitas vezes não sabemos reconhecer a felicidade quando ela está na nossa frente, mas só depois que ela já passou. Então o que é felicidade? É o momento antes de você precisar de mais felicidade. Isso mesmo. Identificar nossas reais necessidades pode ser um dos caminhos para reconhecer a felicidade.
Preste atenção em você: quais são os motivos que fazem você colocar um sorriso no rosto? Uma música? Uma lembrança boa? Uma boa comida? Abrir os olhos e perceber a vida fluindo em você? Quando as nossas metas são baseada nas nossas motivações internas, não nos importando com o que os outros vão pensar, teremos mais momentos felizes do que tristes, pois as frustrações diante de situações que não conseguiremos realizar se tornarão pequenas diante do que já estamos conquistando a cada momento.
Para ter momentos de felicidade duradouros, se pergunte sempre: qual é a real necessidade que aquilo que você tanto quer irá realmente te satisfazer. Como já sabemos que o conceito de felicidade pode mudar de uma pessoa para outra, já que os valores e metas variam de sujeito para sujeito, aprenda a se perguntar se o que você quer realmente te fará feliz ou será apenas como um troféu a juntar teias de aranha na estante da sua vida. Isso é muito sério. Perdemos muito tempo em acumular emoções que podem nos distanciar daquilo que realmente precisamos para sermos felizes.
Não é fácil reconhecer e mudar as coisas, mas é realmente esse ato de coragem de sairmos da nossa zona de conforto que fará com que alcancemos muitas vezes a sensação dessa tão sonhada felicidade.
E então, do que você realmente precisa para ser feliz? 
*imagens retiradas da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário