domingo, 26 de agosto de 2018

AGRADECIMENTO


Dia 27 de agosto é comemorado o dia do Psicólogo! Poderia aqui explanar muitas mensagens lindas enaltecendo essa brilhante profissão, mas hoje resolvi fazer algo diferente. Hoje quero somente agradecer.

Agradecer à você, que é paciente. Agradecer à você, que é família. Agradecer à você, que é amigo. Agradecer. Simples assim.

Especialmente a você, que foi, é ou pensa em ser meu paciente. Gratidão.  Você me desperta o desejo de ser cada vez mais intensa nessa linda profissão. Através das suas dúvidas, dos seus medos, dos seus questionamentos, minha mente desperta e fica inquieta para retirá-lo de sua zona de conforto. Sempre respeitando seu espaço, buscando um feedback razoável para aproximá-lo do tão sonhado equilíbrio.

O primeiro contato, a primeira conversa, a primeira consulta... Rompendo barreiras, desmistificando pensamentos, quebrando preconceitos. E então a confiança se estabelece. E através dela e de alguns “puxões de orelha”, de frases como “não haja no calor da emoção” e também de questionamentos do tipo “não é bem assim”; vi muitas vezes pedras brutas se transformarem em lindos e preciosos diamantes. Sim, digo lindos diamantes, pois pedras que desejam serem apenas pedras jamais poderão serem lapidadas, por isso psicoterapia não é para qualquer um.

Antes que você pense: “mas você já disse que todo mundo deveria fazer terapia pelo menos uma vez na vida...”, digo e repito que terapia não é para qualquer um porque não são todos que suportam ouvir a verdade. Muitos preferem ficar em suas zonas de conforto, irradiando uma felicidade falsa para quem quiser acreditar.

Então agradeço especialmente à você, querido(a) paciente, que confiou e confia no meu trabalho para ajudá-lo a transpor barreiras, dantes impossíveis de serem quebradas pelo seu ponto de vista.

Gratidão pelo seu sorriso, pela sua confiança, pelo seu pagamento, pela sua pontualidade, pela sua seriedade para com o meu trabalho. Muitas vezes me emocionei com você, senti a sua tristeza, compartilhei da sua alegria, te vi florescer.

Quantas e quantas foram as vezes que chorei em casa, sozinha, ao lembrar da sua história. Sim, psicólogo também tem sentimentos, psicólogo também chora, também sente medo, tem raiva etc. Quantas e quantas vezes andei pelas ruas com um sorriso largo no rosto, ao lembrar da sua fala, contando sobre algum momento de superação em sua vida. Que orgulho!

Em algum momento as altas acontecerão. Se você não teve, ainda terá (isso se você não tiver abandonado o tratamento ou trocado de profissional, nesse caso a história continua com ele). Mas não entenda isso como um adeus. As portas estarão sempre abertas, e sempre que você precisar estarei aqui para recebê-lo.

Nessa data tão especial para mim, que é o dia do Psicólogo, profissão a qual eu digo que eu não escolhi, e sim que fui escolhida por ela, quero agradecer a cada um de vocês, que já fizeram, fazem ou pensam em fazer parte da minha história profissional. Gratidão por me fazer querer ser uma pessoa melhor a cada dia que passa. Gratidão por não me fazer desistir da humanidade, do amor, da vida. Pois na vida de cada um de vocês eu consigo enxergar que sim, existe um mundo melhor em cada um de nós.

A cada um de vocês, minha eterna gratidão!!!

* imagens retiradas da internet

4 comentários:

  1. Linda e abençoada profissão...q pra mim resgata almas...
    Em especial a você minha psicóloga e amiga minha tb GRATIDÃO e carinho...
    Todas noites rezo pra Deus continuar te abençoe com essa enorme sabedoria...paciência e honestidade.
    Parabéns por ser uma excelente profissional mas acima de td um excelente ser humano

    ResponderExcluir
  2. Coisa mais linda Evandra, suas palavras neste texto de gratidão constatam de forma clara o que eu nunca tive dúvidas, ou seja, a perfeita interação entre o profissional e o paciente e vice versa, um complementando o outro.
    E por falar em gratidão e interação, quero deixar aqui registrado o meu respeito, administração, reconhecimento e principalmente Gratidão por tudo que fez por ao longo do meu tratamento.
    Aquela pequena luzinha, aquele veio de esperança se transformaram em um solido e forte alicerce para uma edificação confiável.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por tudo que tem feito por nós... De uma maneira carinhosa. Somente Deus possa capacita la e abençoa la com tudo aquilo que vc precisa. Pessoa boa..amorosa..dedicada..profissional. So tenho a agradecer. Deus abencoe. Bjos e forte abraço. Parabens pelo seu dia.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns e que toda jornada de desvendar experiências de pessoas que precisam se conhecer se torne o melhor êxito de tudo que almeja!

    ResponderExcluir