domingo, 21 de agosto de 2016

NINGUÉM É PERFEITO...



Quem nunca pensou em ser melhor do que já é? Todos nós buscamos sermos aceitos pelas outras pessoas e ficamos frustrados quando isso não acontece da maneira que gostaríamos que acontecesse. Cada um de nós tem uma maneira de ser, de pensar, de agir... Cada um de nós tem as suas crenças e valores pessoais. E quando não somos aceitos por ser aquilo que somos buscamos desenfreadamente uma perfeição utópica. 
Sim, digo uma perfeição utópica porque não existe nenhum ser humano perfeito. Todos nós temos nossos limites, e mesmo que não aceitemos isso é impossível agradar a todos em todos os momentos de nossas vidas. Deixamos de lado as experiências vividas na infância, os valores familiares e insistimos secretamente de ter esta ou aquela qualidade que o outro demonstra para nós. Insistimos em pensar que a grama do vizinho sempre é mais verde do que a nossa.
E aí sofremos. E como sofremos... sofremos por não podermos ser aquilo que vemos no outro, como se não fôssemos merecedores desta ou daquela virtude. Queremos que a nossa vida seja a mais perfeita possível. E planejamos tanto isso que muitas vezes nos esquecemos de viver o momento presente. Porque pra nós o outro é feliz e nós não? Porque nada de bom acontece conosco? Porque nada na nossa vida dá certo?
A resposta é simples: toda evolução é contrária à inércia. Para mudar é preciso sair da zona de conforto, de ser e fazer papel de vítima. Não espere uma autorização para ser feliz. Seja feliz e pronto.
Muitas vezes queremos príncipes e princesas para nossas vidas e reclamamos quando isso não acontece. Mas aqui a vida é real, não é um conto de fadas. Então pare de se iludir. Seja feliz como você é, do jeito que você é...  isso é estar o mais próximo do conceito de perfeição. As pessoas são únicas, você é único(a)! Ninguém é igual a ninguém e ninguém é perfeito. Mas se sabemos de tudo isso porque insistimos nessa busca pela perfeição? Porque permitimos que nossa mente seja invadida por pensamentos perfeccionistas e acabamos por nos autodepreciar? E essa ideia pode ser enganadora e assustadora a ponto de nos paralisar. Pare de se preocupar com que os outros vão pensar de você e seja o que você realmente é. Ame-se mesmo sabendo de suas fragilidades. Porque você insiste em ser perfeito se ninguém é?

Por mais que sejamos pessoas boas em algum momento da vida vamos decepcionar o outro e em algum momento da vida o outro irá nos decepcionar. Aceite isso. Se permita ser dominado de coisas boas, atitudes boas, pessoas boas. Deixe a mesquinharia de lado e aceite que nem todas as coisas acontecerão da forma que você quer só porque você quer.

A única certeza da vida é que um dia iremos morrer. Mas durante esse espaço busque ser você: dance, sorria, faça amizades, ame... independente dos resultados.

Toda mudança tem início dentro de você. Aprenda a ser feliz, e não perfeito. Ame a si mesmo e conseguirá compreender o quanto a vida vale a pena ser vivida. Pois ninguém além de você pode permitir que a felicidade fique ou vá embora. Pense nisso e seja feliz!
*imagens e vídeo retirados da internet