domingo, 14 de fevereiro de 2021

PERDÃO



 Por melhor amigos que sejamos ou que venhamos a ter, muitas vezes iremos magoar ou seremos magoados. E quando não digerimos esse sentimento, ele se torna muito perigoso: por isso precisamos trabalhar essas mágoas dentro de nós, para que possamos seguir adiante. E é aí que o perdão entra em ação.

Porém, perdoar não significa esquecer. O nome disso é amnésia. Perdoar é lembrar-se do que aconteceu, sem que a lembrança faça você sofrer emocionalmente.



Perdoar também não significa conviver com quem te feriu, mas se faz necessário para que você não venha maldizer a vida do outro. Perdoar não é um sentimento, é uma decisão. É uma escolha.

Perdoar alivia, diminui o sofrimento e melhora a qualidade de vida. Perdoar te ajuda a caminhar através da dor. Perdoar é aprender a conviver com o imperfeito e aceitar o outro como ele é: ser humano, não divino, alguém que pode pisar na bola.



Mas para perdoar é fundamental enxergar o outro como um todo. É preciso separar o erro que foi cometido daquilo que é maior naquela pessoa. E para isso, precisamos treinar, pois a capacidade de perdoar não é um talento nato, é algo que se desenvolve ao longo da vida. Quanto mais madura a pessoa é emocionalmente falando, maior será a sua capacidade de perdoar. As pessoas amadurecidas toleram mais, entendem mais o que é um relacionamento e o que esperar da outra pessoa.

O exercício do perdão deve ser uma prática constante e deve ser levado muito a sério, pois o perdão é importante para o bem-estar mental e tem a ver com qualidade de vida, com estabilidade emocional. Pessoas que conseguem perdoar são mais felizes, pois não armazenam pensamentos negativos em suas mentes, aumentando o bem-estar psíquico e biológico. Existem passos para se chegar ao perdão. Um dos exercícios mais importantes é se colocar no lugar do outro, mais conhecido como empatia.



Perdoar é amar, porém perdoar não significa ser conivente com nenhuma situação de violência. Se por acaso você sofre algum tipo de violência, seja física ou psicológica, perdoe, mas denuncie! Faça a diferença em você mesmo! Tire as mágoas do coração e diga não ao abuso, violência ou qualquer outra forma de agressão à sua pessoa. Não se esqueça: você vale ouro!

Perdoar sempre! Não leve seus inimigos para a cama. Nem todo sono é reparador. Levar os problemas do dia a dia para a cama é tirar a sua paz. E se você levar seus inimigos para debaixo do lençol é pior ainda. Fica mais barato perdoá-los, mesmo que eles não mereçam. Faça isso por você. Muitos não precisam assistir a filmes de terror para se assustarem. Quando se deitam suas mentes pensam em tantos problemas que já vivem um teatro de pavor.



O perdão é a energia dos fortes e a mágoa a energia dos fracos. E então, quem você irá escolher ser: forte ou fraco? O perdão liberta o ser humano da dor e do conflito. É como se disséssemos a quem nos maltratou: “Fique com isso para você, pois eu não mereço essa carga”. Se você ainda acha que essa pessoa não merece seu perdão, pense se você merece essa carga.



Vamos ser luz e compartilhar a luz! E juntos, iluminaremos o mundo!

* todas as imagens retiradas da internet