terça-feira, 19 de julho de 2016

MÁGOAS...




Quem nunca ficou com o coração partido em determinado momento da vida? Muitas vezes somos surpreendidos por situações que nos abalam profundamente e com isso corremos um sério risco de guardar mágoas.

A palavra mágoa é de origem latina e representa um sentimento que causa desgosto, um pesar profundo, uma sensação de amargura, tristeza ou até mesmo ressentimento, e muitas vezes esse sentimento não é demonstrado. A mágoa serve para demonstrar o quanto a pessoa está com sentimentos negativos sobre outra pessoa.
A mágoa muitas vezes está relacionada a dores reprimidas que  são dividas em três partes:

  1. Sintomas físicos, como úlcera, hipertensão, alergias, asma, estresse e em longo prazo câncer. 
  2. Sintomas psíquicos, como irritabilidade, ansiedade, agressividade, nervosismo. 
  3. Sintomas sociais, como tendência ao isolamento, conflitos domésticos, conflitos no trabalho, dentre outros.

Você pode estar pensando agora: mas eu sou uma pessoa bem resolvida, a minha vida é ótima, não guardo mágoa de ninguém... Será?

Apresento abaixo uma séria de perguntas. Responda a si mesmo sim ou não para cada uma delas.

  • Em uma discussão, uma pessoa muito querida desliga o telefone na sua cara. Você liga de volta? Sim ou não? 
  •  Seu filho(a) ou melhor amigo(a) esquece de te dar os parabéns no seu aniversário. Você reage amorosamente mesmo assim? Sim ou não? 
  •  Seu(sua) vizinho(a) pediu um cd emprestado e acabou riscando e estragando o cd. Era o seu cd preferido. Quando seu(sua) vizinho(a) lhe pedir alguma coisa novamente você vai emprestar? Sim ou não? 
  •  Você concorda com a frase: Vingança é um prato que se come frio? Sim ou não? 
  •  Sua melhor amiga ou seu melhor amigo acabou contando um acontecimento da sua vida para seus filhos, mas você não queria que eles soubessem. Porém você não pediu segredo. Você continua conversando com ele/ela? Sim ou não? 
  •  Aquele parente que você gosta tanto pediu um dinheiro emprestado e nunca mais devolveu. Você é capaz de nas reuniões de família conversar com ele sem ser agressivo? Sim ou não?

E então, você teve mais respostas SIM ou mais respostas NÃO? Esses são exemplos simples, mas que podem causar sentimento de mágoa.
 O que fazer então para deixar o coração livre de mágoas?


EXTRAVAR SIM – MAGOAR NÃO

Uma hora você acaba explodindo. Esse não é o problema. O verdadeiro problema é quando você desconta nos outros as dores que são suas, magoando as pessoas ao seu redor. O primeiro passo então é tentar esclarecer a história. É mais difícil vencer uma mágoa quando não houve uma conversa esclarecedora entre você e quem lhe magoou. Muita mágoa tem origem em mal entendidos. Uma boa conversa é primordial para se desfazer enganos e evitar que boas amizades se desfaçam.


FAÇA UMA AUTOAVALIAÇÃO E BUSQUE CORRIGIR SUAS FALHAS

Muitas vezes nós achamos que estamos absolutamente certos e não aceitamos nada negativo que nos digam. Precisamos aprender a refletir sobre as nossas atitudes. Quem nunca errou que atire a primeira pedra. E se for necessário corrija as suas falhas.


MUDE O FOCO

Ainda que você esteja sendo injustiçado, deixa a ofensa pra lá. Mude o foco dos seus pensamentos. Pensamento que não é alimentado acaba definhando e morrendo.
FOQUE NAS QUALIDADES DE QUEM LHE MAGOOU

Sim, por mais que você não queira aceitar quem te magoou também tem qualidades. Quando você consegue olhar o lado positivo da pessoa que possa ter magoado você vai fazer com que você mesmo não seja injusto a ponto de resumir o caráter dessa pessoa em um único adjetivo negativo. Ninguém é bonzinho o tempo todo.

 CUIDADO COM OS RUMORES

Se sua mágoa originou em algo como: “Fulano disse que Beltrano falou mal de você” e você acreditou sem tirar a história a limpo, pode correr o risco de ser vítima de uma intriga. Cuidado, antes de acreditar piamente procure saber se a história realmente é verdadeira. E se for verdadeira tente esclarecer a história para que a mágoa não crie raízes.


DECIDA NÃO SE MAGOAR

Temos um poder incrível: o poder de decidir como reagir a uma ofensa. Sim, magoar-se ou não é uma decisão. Todavia isso requer muito treino. Mas sim, é possível controlar-se, espantar a mágoa e não deixar que o veneno se espalhe e acabe deixando você magoado.
 TRABALHE A SUA ESPIRITUALIDADE

Não importa a crença religiosa que você siga. Trabalhar a espiritualidade significa deixar as portas abertas para que os sentimentos negativos saiam e para que os sentimentos positivos entrem. Pense nisso.


A PIOR PRISÃO É UMA MENTE FECHADA

Imagine agora que você está sentado em uma cadeira diante de um palco. Coloque agora nesse palco alguém que já tenha magoado você profundamente. Pode ser alguém do presente, do passado, vivo ou morto.  Quando conseguir ver a pessoa com clareza, visualize boas coisas acontecendo com ela, coisas que teriam grande significado para esta pessoa. Veja essa pessoa sorrindo e feliz. Agora imagine esse palco vazio. Imagine você subindo nesse palco agora. Veja coisas boas acontecendo com você. Veja-se sorrindo e feliz.

Esse simples exercício é capaz de dissolver as nuvens escuras de ressentimento que a maioria de nós carrega. Mas não é fácil fazer. Pratique esse exercício pelo menos uma vez por mês e note como você se sentirá mais leve. 
Caso você não consiga não se desespere. Busque ajuda profissional e liberte-se desse sentimento tão negativo e destruidor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário