domingo, 31 de janeiro de 2021

ENFRENTANDO O ESTRESSE EM TEMPOS DE PANDEMIA

 


Não há dúvidas: a pandemia está sendo um grande estressor na vida de qualquer ser humano. Mudanças repentinas de rotina, isolamento, perda de entes queridos, desemprego. Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e de certa forma nos impulsionando a agir sem pensar, o famoso “agir no calor da emoção”, causando situações constrangedoras e muitos estresses desnecessários.

Manter a saúde mental se torna imprescindível, ainda mais neste momento no qual somos rodeados de muitas informações, sendo que nem todas são verídicas (infelizmente as “fake news” têm sido compartilhadas na velocidade da luz), nos levando muitas vezes ao pânico e desespero. Por isso, se você tem se sentido confuso, nervoso, zangado, ansioso ou desmotivado, saiba que você não está sozinho, mas que precisa lutar contra estes sentimentos para que os mesmos não se tornem fortes o suficiente na sua rotina diária, causando o estresse e ansiedade de forma descontrolada.


Algumas dicas são importantes neste momento, as quais irão facilitar o seu enfrentamento em relação ao estresse. São elas:

1.    Reduza a quantidade de notícias sobre a pandemia e também o seu tempo nas redes sociais: infelizmente não é novidade para ninguém que a maioria dos noticiários só foca em tragédias, relatando as vitórias e conquistas muito superficialmente. Por isso escolha com cuidado qual telejornal queira assistir e faça isso apenas uma vez ao dia, não acompanhe o tempo todo. Diminua também o tempo nas redes sociais, que são outra forma de difundir falsas informações. Desconecte-se um pouco: leia um livro, uma revista, durma, aprenda um bordado, pinte, desenhe, cozinhe, qualquer coisa que agrade o seu coração e alimente a sua mente de forma positiva vale. Quem sabe agora não seja o momento de você fazer as pazes com a sua espiritualidade, pense nisso.

2.    Busque novas perspectivas para lidar com a pandemia: se reclamar resolvesse o problema, essa pandemia já estaria solucionada. Por isso, não seja mais um a espalhar negatividade. Entenda que tudo mudou e que o mundo não voltará a ser exatamente como era antes. Continue se prevenindo segundo as orientações da Organização Mundial de Saúde. Se reinvente, você consegue. Quantas famílias que realmente puderam ser famílias nesta pandemia, quantos casais puderam realmente viver o relacionamento, pois o isolamento não nos deu alternativa a não ser enfrentar a situação.  Então pare de procrastinar, está na hora de sair do casulo.

3. Crie uma rotina: independente de estarmos todos enfrentando uma pandemia precisamos compreender que rotinas são necessárias, por isso faça um cronograma dos seus afazeres e os conclua dentro do prazo estipulado por você. Com isso conseguirá organizar sua vida tanto pessoal, quanto profissional e também espiritual. Está na hora de você mesmo ser o autor da sua própria história.

4.  Fique conectado com sua família e amigos: este é o bom uso das redes sociais. Apesar de o isolamento ser necessário, não significa que temos que ficar fechados em um cômodo sem conversar com ninguém. Use as redes sociais a seu favor. Mande mensagem, grave um vídeo, um áudio. O que for, mas demonstre a quem você ama que você se importa. Isso alegrará não só o seu coração, mas o da outra pessoa também.


5.    Mantenha-se ocupado: já diz o ditado que mente vazia é oficina do diabo, então ocupe a sua mente com boas coisas. Faça exercícios em casa, abuse da meditação, cuide da sua alimentação, o estresse pode causar o que chamamos de fome emocional, fazendo com que você venha a ingerir alimentos de forma desnecessária, comendo coisas que irão gerar um impacto negativo no seu fisiológico.

6.    Arranje um tempo para cuidar de si: o estresse pode fazer com que você perca a motivação pelas coisas simples, pois o acúmulo de atividades pode deixar você sobrecarregado e conseqüentemente esgotado. Por isso, tire algum tempinho todos os dias para fazer algo que gosta: escutar uma música, assistir a um vídeo, ler um livro, orar. A lista é imensa. Isso fará você se sentir acolhido e ao invés de ficar esperando que o mundo o entenda, desbrave você o mundo.


Existem diversas situações que podem nos causar estresse. Não podemos escolher o que chega, mas somos nós quem definimos a intensidade que isso irá nos afetar. Seja você o seu maior canal de cura

2 comentários:

  1. Excelentes dicas!Não tenho estresse,pois minha semana é cheia de atividades:academia,pilates,costuras,um bom filme,jogatina. A noite,pelo yotub,ouço Monge Coen,Jonas Masset,etc. Por último Meditação.

    ResponderExcluir