quinta-feira, 30 de março de 2023

SOFRIMENTO


 

O que é sofrimento? O sofrimento é caracterizado pela sensação de dor, de mal-estar ou infelicidade. Geralmente, o sofrimento está associado a coisas negativas, porém, qualquer condição pode causar sofrimento. É muito comum as pessoas confundirem dor com sofrimento. A dor pode vir de fora ou de dentro, mas ela aparece, machuca e vai embora. O sofrimento não. Nós possuímos a capacidade de criar sofrimento e segurar ele por quanto tempo der vontade.



Como não sabemos lidar muito bem com as frustrações, pois teimamos em continuar criando expectativas nas situações e nas pessoas, entramos em processos mentais de ruminação, ou seja, ficamos remoendo o tempo todo, o que faz com que a tensão e a preocupação se tornem rotineiras. Por nos acostumarmos com essa rotina, acabamos por projetar essa negatividade trabalhando ou comendo excessivamente. Por isso é importante compreendermos os nossos sentimentos, pois o sofrimento surge da resistência aos processos dolorosos.



Sendo assim, todas as emoções que reprimimos são somatizadas e acabam sendo expressas através do corpo, muitas vezes na forma de doenças. Tudo o que “entra” precisa “sair” de alguma maneira e quando suprimimos as nossas emoções e escondemos os nossos sentimentos, isso indubitavelmente afetará a nossa saúde. A dor ela existe, o sofrimento é opcional, pois apesar do tempo de cada ser humano ser diferente, cabe a cada um de nós estabelecer limites e compreender o que realmente é prioridade em nossas vidas. Nós não controlamos a dor, mas nós determinamos por quanto tempo iremos sofrer.



Apesar do sofrimento, existe a possibilidade de superação. Para isso, é necessário o esforço e algumas mudanças comportamentais para prosseguir. Porém, ainda assim enfrentaremos a dor em vários momentos durante a nossa vida. E isso é extremamente normal. O sofrimento traz à tona a compreensão entre a dor e a esperança, o que proporciona sermos gratos em meio ao sofrimento. Desapegar-se de culpas, fardos que não são seus, relacionamentos tóxicos é fundamental para que o sofrimento não faça moradia em sua vida. Por isso, liberte-se do que impossibilita você de ser feliz e superar a dor.



*TODAS AS IMAGENS RETIRADAS DA INTERNET

4 comentários:

  1. E importantissimo ter esses conhecimento eentender e tem compreensão de tudo. isso.issoissoisso para que possa lidar com esse tipo de sofrimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conhecimento é uma dádiva e uma vez adquirido não pode ser roubado. 😃

      Excluir
  2. Palavras sábias de quem possui a experiência da superação de momentos difíceis não fazendo do seu ser a morada incondicional do sofrimento. Apreendendo muito com você. Gratidão Luiza Alencar

    ResponderExcluir