segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Fofoca no trabalho: um mal que pode ser evitado.


Segundo Wikipédia, a fofoca consiste no ato de fazer afirmações não baseadas em fatos concretos, especulando em relação à vida alheia.
A fofoca também faz parte do ambiente empresarial. São especulações e dão ao criador do boato, que geralmente é alguém que sofre de baixa autoestima, o prazer maldoso de dividir grupos e criar brigas.


Segundo o filósofo Sócrates, existem três crivos para se livrar da fofoca:
- O CRIVO DA VERDADE: antes de repassar qualquer informação adiante, certifique-se de que se trata de absoluta verdade.
 - O CRIVO DA BONDADE: Ainda que não tenha certeza da verdade do que julga saber tenha certeza que é algo bom o que queres contar.
 -O CRIVO DA UTILIDADE: Que o que digas seja útil, com bom proveito para o labor ou para o crescimento pessoal.

Se a informação que você quer passar adiante não é verdadeira, não e boa e não é útil, esqueça-a simplesmente, evitando envolver-se com a maledicência, seja ela corporativa ou não.
Difícil encontrar quem nunca a fez ou foi alvo dela no local de trabalho. Mas saiba que a fofoca é como uma bomba, prestes a detonar seu trabalho e sua reputação.  Analise e saiba distinguir a informação que chegou até você. Fofoca é tudo aquilo que vem com a intenção de atacar alguém, sem conteúdo ou simplesmente com segundas intenções.
Jamais utilize e-mails ou redes sociais para postar uma fofoca ou comentário maldoso. Tudo o que se coloca na internet por escrito vira documento e pode até causar demissão.
Se no momento do cafezinho, por exemplo, algum comentário inconveniente surgir, a melhor alternativa é sair discretamente e não dar espaço para que o assunto se estenda. Contar sobre sua vida pessoal para colegas de trabalho pode ser um verdadeiro perigo. Os espertinhos oferecem um ombro amigo e acabam falando o que não devia. Para eles usarem essa informação contra você é um pulo.
Se você for foco do boato na empresa, não se deixe abalar. A melhor maneira para acabar com isso é expor a situação. Converse diretamente com o mexeriqueiro, seja firme (sem ser grosseiro) e diga que acha a atitude de mau gosto. A conversa franca o desarmará. Sempre há o que fazer no trabalho. Se o seu tempo parece vago, aproveite o momento para o seu desenvolvimento e não para propagar fofocas.

A Calúnia e a Fofoca – por Roque Theophilo

Calúnia é um termo que vem do latim, calumnia, engodo, embuste. A calúnia não se confunde nem com a difamação nem com a injúria, outros dois crimes contra a honra. A difamação (do latim diffamare) significa desacreditar, sendo um crime que consiste em atribuir a alguém fato ofensivo à sua reputação de pessoa fiel à moralidade e aos bons costumes. Não se confunde com a calúnia, pois esta consiste numa imputação injusta de fato tipificado como crime. Na difamação o que se busca é desacreditar a vítima, embora sem apontá-la como autora de fato criminoso.
Quanto à injúria do latim injuria, de in jus, injustiça, falsidade, trata-se de um crime contra a honra consistente em ofender, verbalmente, por escrito, ou fisicamente (injúria real), a dignidade ou o decoro de alguém. A injúria ofende o moral, abate o ânimo da vítima, ao passo que a calúnia e a difamação ferem a moral da vítima.
FOFOCA é o mexerico, intriga, a bisbilhotice É um mal que para muitos é divertimento sem importância, mas que é extremamente destrutivo: A vontade de passar informações faz parte do homem, é a comunicação, é uma ação humana natural e normal, mas na maioria das vezes esquecemos do outro e não medimos as conseqüências das nossas palavras.

Estilos de fofoca no ambiente de trabalho - por Alexandre Freire - Consultor Sênior do Instituto MVC, Professor dos MBAs da Fundação Getúlio Vargas.

- Fofoca estilo sem querer. "Olha, eu não queria dizer, mas isso está me incomodando muito!".
- Fofoca estilo sinceridade. "Olha, vou lhe contar uma coisa sobre o fulano, mas porque sou amigo dele. O meu intuito é apenas ajudar."
- Fofoca estilo afirmação. "Será que o novo gerente é homossexual?"
- A fofoca estilo baixaria."O Marcos estava com a Lúcia no restaurante, mas não conta nada para o chefe senão, já viu né?"
- Fofoca estilo tiro de misericórdia. "Vou contar uma coisa da Hana que é para prejudicá-la mesmo, pois ela merece!"
- Fofoca estilo tapete. "Olha, não quero puxar o tapete de ninguém, mas..."
  A pior combinação que pode existir num ambiente de trabalho é o fofoqueiro puxa-saco. É uma mistura perigosa. O puxa-saco é a profissão mais antiga do mundo empresarial. Em algumas empresas, o puxa-saco tem status hierárquico, tendo o poder de criar, inventar e distribuir as fofocas de acordo com seus interesses ou dos interesses de quem protege.

10 maneiras para se proteger das fofocas no trabalho - por Patrícia Bispo

Muitos conflitos organizacionais ocorrem, na maioria das vezes, a partir de pequenos comentários que as pessoas fazem. E quando esses boatos começam a percorrer os corredores da empresa, geralmente causam desconforto e isso pode culminar nas conhecidas fofocas, que por sinal, são primas em primeiro grau dos conflitos. Por isso, não custa se proteger. Evite completamente a dar margens a determinados comentários que em nada acrescentam valor ao seu desenvolvimento. Abaixo, seguem algumas dicas que podem ser usadas no dia-a-dia e tornar o clima organizacional saudável.

1 - Ao ouvir um boato no ambiente de trabalho não repasse adiante. Se o assunto o deixou preocupado, converse com seu gestor ou mesmo com um dos profissionais que atuam na área de RH.
2 - Se no momento do cafezinho, algum comentário inconveniente surgir a melhor alternativa é sair discretamente e não dar "mangas" para que o assunto se estenda.
3 - Caso alguém o procure para saber se uma "fofoca" tem fundamento, responda serenamente que você não tem conhecimento sobre o assunto e logo "puxe" outro assunto para conversar.
4 - Ao participar de alguma conversa, tome cuidado para não dar início a um boato sobre um colega de trabalho ou mesmo em relação a algum assunto relacionado à empresa. Lembre-se que fofocas causam estragos e você também pode ser prejudicado, já que contribuiu para o "disse me disse".
5 - Evite piadas que envolvam colegas de trabalho, pois geralmente isso pode abalar o convívio harmônico dos membros da equipe.
6 - Nunca faça comentários sobre a vida pessoal de terceiros. Respeite a diversidade e se foque nos seus assuntos.
7 - Caso você precise desabafar algum problema seu, escolha uma pessoa em quem você confia, bem como o local e o horário adequados.
8 - Sempre há o que fazer em uma organização. Se o seu tempo parece vago, aproveite o momento para o seu desenvolvimento.
9 - À empresa também cabe a responsabilidade de combater a fofoca. A "vacina" nesse caso é adotar uma política de comunicação interna clara e eficaz.
10 - Se você é gestor e percebeu que algum boato percorre entre os membros de sua equipe, averigue o que está ocorrendo. Para isso, uma conversa individual e totalmente discreta com os subordinados pode evitar problemas futuros.

Fofoca no trabalho

Algumas empresas permitem comunicadores instantâneos – instant messaging – no ambiente de trabalho (como o MSN Messenger e o ICQ, por exemplo). Essa é uma ferramenta de comunicação muito eficaz quando o funcionário sabe utilizá-la de maneira consciente, separando a hora do trabalho da hora de conversar com amigos. Infelizmente, por muitos, acaba sendo utilizada como um facilitador de fofocas.
Pesquisadores aconselham que as empresas utilizem de algum tipo de controle sobre essa ferramenta para evitar o uso abusivo no horário de trabalho, vírus em seus computadores e o vazamento de informações confidenciais da empresa. Além disso, a fofoca no ambiente de trabalho pode causar danos e aborrecimentos à pessoas que são alvos dos comentários.

Fofocas em suas diversas modalidades

A fofoca é um poço de contradições. As pessoas fofocam mesmo acreditando que não deveriam fazê-lo. A fofoca pode proteger a reputação de uma pessoa e ao mesmo tempo destruir a de outra, podendo ainda estabelecer um laço entre duas pessoas que estão traindo a confiança de uma terceira. Quem fofoca demais pode ficar com fama de não ser digno de confiança ou de falar demais. Mas quem não fofoca pode ser considerado distante, fechado ou esnobe. Esses exemplos exploram os diferentes lados da fofoca e suas implicações morais.

Fofoca na mídia

O jornalista precisa estar sempre atrás de notícias. E com o jornalista ou fotógrafo especializado em fofocas essa correira em busca de notícias é muito semelhante a uma corrida. A fofoca vende revistas, dá audiência aos programas de televisão e rádio. As fofocas e boatos envolvendo famosos sempre chamaram a atenção das pessoas. Normalmente são histórias curtas, com certo tom de malícia e que tem passagem muito rápida pelos meios de comunicação.

Lembre-se sempre de ponderar suas palavras, quer seja no ambiente de trabalho, com os amigos ou com a família, para que não seja interpretado como um fofoqueiro.


"Pessoas inteligentes falam de idéias, pessoas comuns de coisas e pessoas mediocres falam de pessoas."(Platão).


A FOFOCA É BOA OU RUIM PARA O SER HUMANO?
COMENTE...


 

26 comentários:

  1. Não e facil,mais os homens são mais fofoqueiros,
    na rua em geral.

    Thaina
    Rio grande sul

    ResponderExcluir
  2. As mulheres são as que mais falam ,minha nossa como fala,e verdade temos presta mais atenção na nossa vida,ate parecem reporte

    Andre Aleixo

    ResponderExcluir
  3. Ha eu nao acho que seja assim cada cuida da sua vida e deixa as dos outros a vida seria muito melhor.

    Aricio Arantes

    Três Corações

    ResponderExcluir
  4. E um falta de respeito com o ser humano.

    aninha
    São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e sim aninha mais a gente sempre escapa deles

      Excluir
  5. Não podemos generalizar mais e assim ,cada um e cada um ......

    anonimo mesmo

    ResponderExcluir

  6. A FOFOCA NO AMBIENTE DE TRABALHO.

    "Ninguém fofoca sobre as virtudes dos outros". A frase do escritor irlandês Bernard Shawmostra o real objetivo do fofoqueiro: a maldade. Quem está saindo com quem, quem vai ganhar uma promoção e quem levou uma bronca do chefe são temas constantes na boca do leva-e-traz.Gerlamente, o tititi vem acompanhado da frase "não conte a ninguem", que nada mais é do que asenha para passar a informação adiante, e com mais riqueza de detalhe. Tudo bem, é danatureza do ser humano falar dos outros, mas não quer dizer que devemos sair por aí fazendocomentários sobre alguém ausente. Isso, no trabalho, pode causar um prejuizo enorme para avítima

    ResponderExcluir
  7. Pense bem antes de falar mal de alguém, não se recolhe cinzas com a mesma facilidade com que se espalha.

    WILSON (BERNADÃO)

    ResponderExcluir
  8. fofoca e nassim amigo,como sua cinzas depois de espalhar não se ajunta mais,
    quero que este fofoqueiros vao para punt.......

    Douglas
    tricordino de coração

    ResponderExcluir
  9. alguem tira da minha casa,meu parente fofoqueiro
    fernando boca de chulapa


    falau meu nome nao

    lambari

    ResponderExcluir
  10. minha nossa e muita madade o fofoqueiro tem no coração


    marina

    São Gonsalo

    ResponderExcluir
  11. Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio.
    o silêncio pode evitar muita fofoca,evite levar a sua vida pessoal para o trabalho.
    ou vice versa......


    Mahatma Gandhi

    ResponderExcluir
  12. Mais a natures.... nao tem ninguem pra ela fofoca ignorante.ja na nossa vida e fificil.

    ResponderExcluir
  13. cara que video e doido de mais rsrsrsr
    parece ate o supermercado GF.
    ta louco veio


    ResponderExcluir
  14. A fofoca faz a pessoa perder seu,
    auto estima no trabalho,seu entusiasmo,promovendo,
    assim a baixa qualidade de seu trabalho,por outro lado,
    na minha opinião acho que o chefe ou lider,deveriam
    ser os primeiros a chamar a vitima e quem repasou , fofoca
    assim da proxima vez a pessoa pensaria mais vezes,
    antes de repasar uma imformaçao desconheceida.

    Arício Arantes
    Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
  15. perdi meu emprego por causa da fofoca,eu seria demitida e não era verdade,ate hoje penso porque dei ouvidos aqueles boatos,e não falo mais com as pessoas que me causaram este mau

    ResponderExcluir
  16. Combata a fofoca no ambiente de trabalho


    Conversando outro dia com amigos, estávamos falando sobre como o ambiente no trabalho influencia no rendimento das pessoas. Conversa vai, conversa vem, alguém falou sobre a fofoca dentro da empresa. Sobre este assunto, alguém me perguntou o que achava sobre o tema. Tenho uma opinião bem radical sobre este tema. Onde existe fofoca, o ambiente é horrível para trabalhar. Para mim , ambiente de fofoca é improdutivo e tenso. Penso que , quando você estiver no comando e souber que tem um fofoqueiro no seu quadro de trabalho, mande embora imediatamente.



    Se existe fofoca, é porque existem dois personagens: o fofoqueiro e a platéia. Penso que a empresa paga para pessoas trabalharem e não para ficar de conversa fiada pelos cantos. Gente séria não tem tempo para este tipo de conversa. Quem tem o que fazer, não tem tempo para conversa fiada.

    Consultor de empresas
    Sergio Mansur

    ResponderExcluir
  17. FOFOCA DE RICOS

    Essa história de que o dinheiro não dá felicidade é um boato espalhado pelos ricos para que os pobres não tenham muita inveja deles.

    mariana

    ResponderExcluir
  18. Fofocar sobre os outros é certamente um defeito, mas é uma virtude quando aplicado a si mesmo

    José Mandela

    ResponderExcluir
  19. Reconhecimento no trabalho

    Se tem uma coisa que fere de morte a tão desejada motivação dos empregados é falta de reconhecimento no trabalho. Trabalhar não é apenas colocar o corpo a serviço das tarefas que operacionalizam a missão da empresa. Não bastam braços, pernas, gestos, posturas, deslocamentos dos trabalhadores. É muito mais que isso. Trabalhar requer investimento psicológico significativo que funde razão e afeto, entrelaça cognição e sentimento. O trabalho é um modo privilegiado de deixar a marca pessoal naquilo que se faz com zelo, arte e afeição. Mas, esse investimento psicológico individual nos ambientes de trabalho só se completa e assume significado pessoal pleno se ele vem acompanhado do reconhecimento socioprofissional. É nele que mora um dos motores da motivação para o trabalho.
    Evandra parabens por este belecimo,
    trabalho de aqui ddeixando tenho certeza que este trabalho esta sendo muito ultil para varias pessoas

    Seu Marido
    Arício

    ResponderExcluir
  20. aqui fofoca e assim,
    nao gosto ...

    ResponderExcluir
  21. e ary lenbra que aqui no maba so deus,parbens ai a tua esposa e você meu muito sucesso a ela

    andre
    aruma uma boca pra nois ai em rsrsr

    ResponderExcluir
  22. O fofoqueiro

    Ivone Boechat

    O fofoqueiro é um tecelão juramentado in delivery à procura de meias verdades ou mentiras escancaradas que possa sair anunciando por aí pra derrubar alguém. Fofoqueiro que se preze mesmo não gosta de ver nenhuma vítima de pé, fazendo sucesso.
    O fofoqueiro é invejoso, mas tem outros antipredicados bem mais inexpressivos no currículo. Para cumprir a meta diária de fofoca, ele é capaz de fazer o sacrifício de parecer bonzinho. E há quem acredite e se dispõe a fazer um pacto de paz, até a decepção dar-lhe uma rasteira.
    O fofoqueiro não tem pressa: fofoca hoje, fofoca amanhã, ele sabe que o importante é não perder a oportunidade. Assim sequestra a vítima com as redes da dúvida e a faz refém do disse me disse.
    O fofoqueiro tem duas grandes vantagens a seu favor: a vítima não tem defesa porque ele se esconde e rói as cordas pelas costas, na penumbra. O fofoqueiro finge-se simpático, por isso é bem aceito por um bom tempo.
    O fofoqueiro se faz de vítima, de ingênuo, vive travestido de coitado e consegue enganar porque é persistente: Água mole em pedra dura...
    O fofoqueiro vive de plantão à procura das brechas e ninguém, como ele, sabe aproveitar as oportunidades para desestabilizar a vítima; é mascarado, logo, pode passar despercebido por algum tempo no meio das pessoas corretas.
    O fofoqueiro não suporta as palavras união, paz, harmonia. Se pudesse riscaria do dicionário dos outros, porque no dele não existem. Ele não tem luz própria e usa óculos escuros da maldade para se proteger do brilho dos outros...
    Toda família tem o fofoqueiro que merece. É nela que ele engorda e tem prestígio; alguns são promovidos a conselheiros; outros recebem o troféu da confiabilidade: conseguem enganar até que a verdade e a justiça cheguem de mãos dadas e acabem com a farra.

    “Há alguns cujas palavras são como pontas de espada”...Pv 12:18

    (Extraído de Poesias e Mensagens de Ivone Boechat)

    ResponderExcluir
  23. O fofoqueiro

    Ivone Boechat

    O fofoqueiro é um tecelão juramentado in delivery à procura de meias verdades ou mentiras escancaradas que possa sair anunciando por aí pra derrubar alguém. Fofoqueiro que se preze mesmo não gosta de ver nenhuma vítima de pé, fazendo sucesso.
    O fofoqueiro é invejoso, mas tem outros antipredicados bem mais inexpressivos no currículo. Para cumprir a meta diária de fofoca, ele é capaz de fazer o sacrifício de parecer bonzinho. E há quem acredite e se dispõe a fazer um pacto de paz, até a decepção dar-lhe uma rasteira.
    O fofoqueiro não tem pressa: fofoca hoje, fofoca amanhã, ele sabe que o importante é não perder a oportunidade. Assim sequestra a vítima com as redes da dúvida e a faz refém do disse me disse.
    O fofoqueiro tem duas grandes vantagens a seu favor: a vítima não tem defesa porque ele se esconde e rói as cordas pelas costas, na penumbra. O fofoqueiro finge-se simpático, por isso é bem aceito por um bom tempo.
    O fofoqueiro se faz de vítima, de ingênuo, vive travestido de coitado e consegue enganar porque é persistente: Água mole em pedra dura...
    O fofoqueiro vive de plantão à procura das brechas e ninguém, como ele, sabe aproveitar as oportunidades para desestabilizar a vítima; é mascarado, logo, pode passar despercebido por algum tempo no meio das pessoas corretas.
    O fofoqueiro não suporta as palavras união, paz, harmonia. Se pudesse riscaria do dicionário dos outros, porque no dele não existem. Ele não tem luz própria e usa óculos escuros da maldade para se proteger do brilho dos outros...
    Toda família tem o fofoqueiro que merece. É nela que ele engorda e tem prestígio; alguns são promovidos a conselheiros; outros recebem o troféu da confiabilidade: conseguem enganar até que a verdade e a justiça cheguem de mãos dadas e acabem com a farra.

    “Há alguns cujas palavras são como pontas de espada”...Pv 12:18

    (Extraído de Poesias e Mensagens de Ivone Boechat)

    ResponderExcluir
  24. A vida já é tão cheia de sofrimento e o pior de tudo é ainda ter que existir esse tipo de pessoa pra piorar as coisas e a vida da jente.

    ResponderExcluir
  25. JÁ FUI ALVO DE MUITA PIADA NO AMBIENTE DE TRABALHO, MAIS ISSO NUNCA VAI ME FAZER DESISTIR DE TRABALHAR COM HARMONIA NO MEU TRABALHO. ISSO É MUITO CHATO MAIS COLOCO DEUS SEMPRE NA MINHA FRENTE.

    ResponderExcluir